Ferramentas

Formação Médica

Cardiovascular, Renal e Metabólica (CVRM)

Oncologia

Respiratória e Imunologia

Vacinas e Imunoterapia

Doenças e patologias

Campanhas de sensibilização

Versão Público Geral

E-Library

Solicitar a visita ou contacto

Repositório

Sobre nós

Versão Profissional de Saúde

A informação incluída neste website é dirigida a profissionais de saúde com o objetivo de educação médica contínua.
A informação incluída neste website é dirigida ao público em geral.
AstraZeneca Corporate? Login
AstraZeneca Corporate? Login

Insuficiência cardíaca

Como é diagnosticada a
Insuficiência Cardíaca?

COMO É DIAGNOSTICADA A INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?
O diagnóstico da Insuficiência Cardíaca geralmente inicia-se nos sinais e sintomas manifestados1. Se suspeitar da presença de algum destes sintomas, deve imediatamente contactar e partilhar essa informação com o respetivo médico assistente.

Por outro lado, estes sintomas também podem ser detetados pelo médico numa das suas consultas de rotina. Por este motivo, é muito importante estar atento aos sinais que o nosso corpo pode demonstrar, partilhar essa informação com o seu médico e responder a todas as questões colocadas de forma o mais clara possível.

[ssba-buttons]
Alguns dos testes ou exames que poderão ter de ser realizados são:

Eletrocardiograma (ECG)

Exame indolor e não invasivo que permite avaliar a atividade elétrica associada ao funcionamento do coração;

Análises sanguíneas

Exame onde podem ser analisados vários parâmetros;

Ecocardiograma

Exame indolor e não invasivo que permite avaliar o funcionamento do coração;

Testes respiratórios

Como, por exemplo, uma espirometria. Permitem avaliar o funcionamento dos pulmões e avaliar a existência de alguma doença pulmonar que poderá estar a causar sintomas semelhantes aos da Insuficiência Cardíaca.

Raio-X ao tórax

Exame indolor e não invasivo que permite visualizar uma imagem do coração e dos pulmões.
Poderá não ser necessário realizar todos estes testes ou, pelo contrário, poderá necessitar de realizar alguns exames adicionais como, por exemplo, angiograma, ressonância magnética cardíaca, cateterismo, tomografia computorizada (TAC) cardíaca, etc1.

Caso tenha alguma questão sobre os exames que forem prescritos para si ou para o seu familiar, o que estes envolvem e qual a preparação necessária para os mesmos, deverá sempre questionar o seu médico e esclarecer todas as dúvidas.

Após confirmação do diagnóstico, o médico irá transmitir-lhe a si ou ao seu familiar informação muito importante sobre qual o tipo de Insuficiência Cardíaca que foi diagnosticada, qual será o seu plano de tratamento e gestão da doença, quais os cuidados que deverão ser tidos em conta e quais os sinais para os quais deverá estar alerta.

Adaptado de 1
Para o ajudar a si ou ao seu familiar a gerir toda a informação que será transmitida pelo médico, pode descarregar a nossa checklist de sugestões de perguntas para colocar ao seu médico
REFERÊNCIAS
1. Guidelines da European Society of Cardiology (ESC) para o Diagnóstico e Tratamento da Insuficiência Cardíaca Aguda e Crónica, European Heart Journal 2016;37:2129-2200
[az-veeva-page-info]