Ferramentas

Formação Médica

Cardiovascular, Renal e Metabólica (CVRM)

Oncologia

Respiratória e Imunologia

Vacinas e Imunoterapia

Doenças e patologias

Campanhas de sensibilização

Versão Público Geral

E-Library

Solicitar a visita ou contacto

Repositório

Sobre nós

Versão Profissional de Saúde

A informação incluída neste website é dirigida a profissionais de saúde com o objetivo de educação médica contínua.
A informação incluída neste website é dirigida ao público em geral.
AstraZeneca Corporate? Login
AstraZeneca Corporate? Login

Insuficiência cardíaca

Como funciona o coração normal e o coração com Insuficiência Cardíaca?

COMO FUNCIONA O CORAÇÃO NORMAL E O CORAÇÃO COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?
O coração em detalhe
O coração é um orgão especializado que bombeia sangue para o organismo. O sangue transporta oxigénio e vários nutrientes para todas as partes do corpo, bem como resíduos para vários órgãos, nomeadamente os pulmões e os rins, para serem eliminados1.

O coração divide-se em dois lados: o direito e o esquerdo e tem quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos1.

O sangue que regressa dos órgãos e tecidos entra no lado direito do coração que, por sua vez, o bombeia para os pulmões. Com a contração do ventrículo direito (secção do coração fundamental para o bombeamento de sangue), o sangue é oxigenado e o dióxido de carbono é libertado1.

A partir daí, o sangue entra na aurícula esquerda, já oxigenado. O lado esquerdo do coração bombeia o sangue para todo o corpo, transportando o oxigénio, fundamental para os vários órgãos e tecidos1.

Coração saudável & Coração com Insuficiência Cardíaca
Existem algumas diferenças estruturais e de funcionamento entre o coração normal e o coração com Insuficiência cardíaca.
A Insuficiência Cardíaca pode ocorrer por várias causas, verificando-se frequentemente lesões no músculo ou nas válvulas cardíacas1,2. É comum o doente com Insuficiência Cardíaca apresentar um coração com uma alteração estrutural, como um “enrijecimento” do ventrículo esquerdo ou um músculo mais fragilizado. Estas duas situações podem levar à incapacidade do coração em bombear o sangue de forma eficaz1,2.
Adaptado de 1 e 2
O fluxo de sangue é desta forma perturbado, podendo surgir episódios de descompensação relacionados com a doença. No caso do ataque cardíaco também designado de enfarte do miocárdio, pode ser afetada a força de contração ou o relaxamento do músculo cardíaco. Quando há uma perturbação na contração, o sangue que se encontra nos ventrículos não é todo bombeado. O que significa que menos sangue passa pelo coração e é direcionado para os pulmões e para todas as partes do corpo. Desta condição surgem os sintomas da doença, como o cansaço ou a retenção de líquidos1,2.
Visualize um vídeo sobre o funcionamento do coração normal
Funcionamento de um coração normal | Heart Failure Matters3
Explore as outras secções do site para ter mais informação sobre a Insuficiência Cardíaca.
REFERÊNCIAS
1. ESC Heart Failure Matters. Disponível em https://www.heartfailurematters.org/, consultado em 02/11/2020

2. Guidelines da European Society of Cardiology (ESC) para o Diagnóstico e Tratamento da Insuficiência Cardíaca Aguda e Crónica, European Heart Journal 2016;37:2129-2200

3. ESC Heart Failure Matters. Disponível em https://www.heartfailurematters.org/pt_PT/O-que-%C3%A9-a-insufici%C3%AAncia-card%C3%ADaca%3F/PT-How-does-the-normal-heart-work, consultado a 02/11/2020

[az-veeva-page-info]