Ferramentas

Formação Médica

Cardiovascular, Renal e Metabólica (CVRM)

Oncologia

Respiratória e Imunologia

Vacinas e Imunoterapia

Doenças e patologias

Campanhas de sensibilização

Versão Público Geral

E-Library

Solicitar a visita ou contacto

Repositório

Sobre nós

Versão Profissional de Saúde

A informação incluída neste website é dirigida a profissionais de saúde com o objetivo de educação médica contínua.
A informação incluída neste website é dirigida ao público em geral.
AstraZeneca Corporate? Login
AstraZeneca Corporate? Login

Insuficiência cardíaca

Quais são as causas da
Insuficiência Cardíaca?

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Esta síndrome é causada por doenças que podem afetar direta ou indiretamente o coração, causando danos e afetando o seu normal funcionamento. Estas alterações podem desenvolver-se silenciosamente (sem sintomas aparentes) durante vários meses ou anos, ou podem fazer com que a Insuficiência Cardíaca surja subitamente. Na maioria dos casos, não se verifica uma causa única, mas sim um conjunto de situações que contribuem para o desenvolvimento da Insuficiência Cardíaca1.

Algumas das principais causas da Insuficiência Cardíaca são:

Diabetes

A prevalência de Insuficiência Cardíaca é 2,5 vezes superior nas pessoas com diabetes2, o que significa que esta doença é não só um importante fator de risco de doença coronária, mas também uma das principais causas de Insuficiência Cardíaca3.

Doença Arterial Coronária

Esta doença ocorre quando há formação de “placas”, devido à acumulação de colesterol e gordura, nas artérias coronárias (vasos que conduzem o sangue ao coração). Estas ficam consequentemente mais estreitas, o que reduz a quantidade de oxigénio e nutrientes que chegam ao músculo cardíaco, aumentando o esforço que o coração necessita de realizar para bombear o sangue. Este esforço pode conduzir a dores no peito (angina) e, em casos mais graves, a Enfarte Agudo do Miocárdio3.

Enfarte Agudo do Miocárdio (“Ataque Cardíaco”)

Esta situação ocorre quando uma das artérias que conduz o sangue até ao coração fica completamente bloqueada, impedindo o fornecimento de oxigénio e nutrientes ao músculo cardíaco, que fica danificado e perde a sua capacidade de bombear o sangue adequadamente3.

Hipertensão

Quando a pressão nos vasos sanguíneos se encontra muito elevada, o coração necessita de realizar um esforço maior para conseguir bombear o sangue. Esta situação leva a que o coração se torne mais espesso e/ou mais rígido, o que diminui a sua capacidade de se encher e de bombear o sangue3.

Doença valvular

O coração possui válvulas cuja função consiste em impedir que o sangue circule na direção errada. Se estas válvulas não estiverem a funcionar corretamente, o coração necessita de realizar um esforço maior para conseguir bombear o sangue na direção correta. Este esforço excessivo ao longo do tempo, pode resultar no enfraquecimento do coração e no desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca3.

Doença valvular

O coração possui válvulas cuja função consiste em impedir que o sangue circule na direção errada. Se estas válvulas não estiverem a funcionar corretamente, o coração necessita de realizar um esforço maior para conseguir bombear o sangue na direção correta. Este esforço excessivo ao longo do tempo, pode resultar no enfraquecimento do coração e no desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca3.

Miocardiopatia ou Miocardite

A doença do músculo cardíaco (miocardiopatia) e a inflamação do músculo cardíaco (miocardite) podem causar danos no coração, diminuindo assim a sua capacidade de o bombear sangue. Qualquer lesão no coração conduz a um aumento do risco de Insuficiência Cardíaca3.

Defeitos no coração congénitos

Nascer com alterações na estrutura do coração afeta o funcionamento correto deste, o que pode conduzir ao desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca3.

Arritmias

Quando se desenvolvem alterações prolongadas no ritmo de batimento do coração, este perde a sua capacidade de bombear corretamente o sangue, podendo causar Insuficiência Cardíaca3.

Distúrbios genéticos

Alguns distúrbios genéticos (como, por exemplo, a distrofia muscular de Duchenne) podem afetar o coração e causar Insuficiência Cardíaca4.

Doenças pulmonares

Quando os pulmões não funcionam corretamente, o lado direito do coração necessita de trabalhar com maior esforço para compensar a falta de oxigénio no sangue. Ao longo do tempo, este esforço pode levar ao desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca3.

Amiloidose

Quando uma proteína anormal (a amiloide) se infiltra nas paredes do coração, este vai se tornando mais rígido, o que pode conduzir ao desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca5.

Doença Renal

O coração e os rins partilham uma complexa relação que faz com que diversos mecanismos contribuam para um aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (entre elas, a Insuficiência Cardíaca) nas pessoas com doença renal6.

Outras causas menos comuns são:

• Anemia3
• Doenças da tiroide3
• Infeções por vírus, bactérias, fungos e parasitas7
• Alguns medicamentos, metais pesados e radiação7
• Consumo excessivo de álcool e drogas7

[ssba-buttons]

Mas quem pode desenvolver Insuficiência Cardíaca?

Qualquer pessoa pode desenvolver esta condição. A idade (especialmente, a partir dos 65 anos), a presença de uma ou mais das doenças que descrevemos acima e fatores como a obesidade, a diabetes, o sedentarismo e uma alimentação rica em gordura e açúcar aumentam o risco de vir a desenvolver Insuficiência Cardíaca3.

E quais são as situações que podem agravar a Insuficiência Cardíaca?

Podem surgir situações em que o agravamento dos sintomas de Insuficiência Cardíaca tornam necessário o tratamento adicional e imediato e a hospitalização dos doentes.7

Uma das causas mais comum destas situações é a falta de cumprimento do tratamento prescrito e/ou do regime alimentar apropriado, nomeadamente a restrição de sal e líquidos. As doenças que referimos acima também podem ser responsáveis por uma situação de descompensação de Insuficiência Cardíaca7.

REFERÊNCIAS
1. McMurray J, Pfeffer M. Heart Failure. Lancet. 2005;365:1877–89.

2. Nichols GA et al. Diabetes Care. 2004;27:1879-1884.

3. American Heart Association. Causes of Heart Failure. Disponível em https://www.heart.org/en/health-topics/heart-failure/causes-and-risks-for-heart-failure/causes-of-heart-failure#.WbWtIE3ru5s, consultado a 19/10/2020.

4. D’Amario D et al. Heart. 2017;103:1770-1779.

5. Stork S et al. Clin Res Cardiol. 2017;106(11):913–22.

6. Tuegel C, Bansal N. Heart. 2017; 103: 1848-1853.

7. Guidelines da European Society of Cardiology (ESC) para o Diagnóstico e Tratamento da Insuficiência Cardíaca Aguda e Crónica, European Heart Journal 2016;37:2129-2200.

[az-veeva-page-info]